https://drive.google.com/file/d/0B16s3ZEvgXlFcm12V3ZwclFPQVU/view?pref=2&pli=1

                                    
          “Participação social e controle democrático no SUAS”


O  Fórum Estadual de Trabalhadoras(es) do SUAS de São Paulo - FETSuas-SP realizará, no próximo dia 12 de março, uma roda de debate sobre o tema Participação social e do controle democrático". Esta atividade pretende trazer para o centro das discussões questões fundamentais para pensarmos a gestão qualificada do  SUAS: a democratização das relações do Estado com a sociedade; o protagonismo das trabalhadoras(es) e usuárias(os), bem como a fiscalização do orçamento na cobertura de demandas e necessidades para a garantia do Direito socioassistencial. 
Diante disso, ocupar e construir espaços do controle social se tornam grandes desafios para trabalhadoras (es) e usuárias(os). A forma hierárquica na tomada de decisão, o esvaziamento, as dificuldades para participação efetiva, a falta de visibilidade de suas ações e a pouca articulação com os demais conselhos de políticas públicas sociais, são alguns pontos relatados pelas trabalhadoras (es) e usuárias (os) que ocupam espaços institucionais de controle social. 
É imprescindível que nesta caminhada de luta, como parte de um processo que almeja mudanças significativas em nossa sociedade, o Estado seja responsabilizado e que trabalhadoras(es) e usuárias(os) estejam organizadas(os) para garantir o diálogo e o fortalecimento da Política. Neste sentido, desnaturalizar o discurso fatalista neoliberal que culpabiliza sujeitos e busca enfraquecer decisões que beneficiem coletivos é algo essencial que não se pode perder de vista no debate acerca dos espaços de participação social.
Ao garantirmos o debate sobre o controle social democrático e participativo, nós trabalhadoras(es), temos a possibilidade de contribuir para minimizar os efeitos e retrocessos das visões e práticas conservadoras, bem como de contribuir para o compromisso ético e político que busca o fortalecimento do SUAS e a garantia de direitos de trabalhadoras(es) e usuárias(os).

PARTICIPE!
Inscrições no dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário