quinta-feira, 21 de junho de 2012

Breve relato sobre o V Encontro Estadual de Trabalhadoras(es) do SUAS na cidade de Santos – 16/06/2012


Com a participação de mais de 120 trabalhadoras(es), professoras(es) e estudantes da área de assistência social (profissionais de serviço social, psicologia, pedagogia sociologia, terapia ocupacional, musicoterapia e de outras profissões/funções de ensino superior, médio e fundamental), o Fórum Estadual de Trabalhadoras(es) do Sistema Único de Assistência Social – FETSuas-SP realizou seu V Encontro Estadual, em Santos, SP. O Encontro contou com a participação da Prof.ª MARIA DO ROSÁRIO CORRÊA SALLES GOMES – MARÔ e da Prof.ª MARIA IZABEL CALIL STAMATO – BEL CALIL, na parte de debate sobre “Representação e Representatividade dos Trabalhadores do Suas”, e DELIBEROU sobre, na Plenária:
  1. Recomposição e complementação da Coordenação Estadual do FETSuas-SP, com a eleição de 02 representantes da plenária (Pessoa Física) – Ângela Maria do Vale, Gestão de Pessoal – Taboão da Serra, e José Adriano Martins Ramos, Sociólogo – Campinas; e aprovação do ingresso da Associação Profissional de Musicoterapeutas de São Paulo – APMESP (Pessoa Jurídica).
  2. Referendo à indicação de Gervison Marcos Melão Monteiro - Sociólogo e Thaís Mehler Elias Teixeira – Terapeuta Ocupacional como representantes titular e suplente, respectivamente, do FETSUAS-SP na Coordenação do Fórum Nacional de Trabalhadoras(es) do SUAS.
  3. Articular e constituir um movimento “REFORMA CONSEAS-SP”, por uma revisão da Lei de criação do Conselho que sua composição realmente adequada aos preceitos da Loas (representação autônoma de trabalhadores da área, usuários dos serviços, programas e benefícios e gestores das organizações sociais, nas vagas da sociedade civil) e reflita o atual cenário da Política de Assistência Social. O Conselho Estadual de Assistência Social, o Governo Estadual e a Assembléia Legislativa não realizaram as modificações sugeridas pelo CNAS em sua composição (governo, entidades, trabalhadoras(es)).
  4. Apoiar a criação da FRENTE PARLAMENTAR DA ASSISTÊNCIA SOCIAL na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em defesa da implantação efetiva do SUAS no Estado.
  5. Reunir sugestões sobre uma minuta apresentada, organizar e divulgar no blog (www.ftsuassp.blogspot.com) subsídios para pautas de reivindicações de sindicatos de trabalhadores ligados ao Suas e para a política da Assistência Social na sucessão eleitoral municipal de 2012.
  6. Constituir um Grupo de Trabalho para elaborar proposta de monitoramento autônomo da implementação e execução do Plano Estadual de Capacitação - PEC 2012-2013.
  7. Modificações na Carta de Princípios e Funcionamento - conferir aqui no blog.
O FETSuas-SP saudou e destacou a constituição do Fórum Regional do ABCDMRR (ABC Paulista) e e a mobilização para a Constituição do Fórum Regional do Conisud (Taboão da Serra, Itapecerica, Embu e outras), manifestou apoio à articulação de trabalhadoras(es) da Baixada Santista e definiu que o próximo encontro (outubro/2012) será realizado em São Paulo, Capital.

A Coordenação Estadual do FETSuas-SP agradece às articuladoras locais, às professoras e a tod@s participantes pelo realização do evento. Lembramos ainda que as inscrições feitas antecipadamente através do www.ftsuassp.blogspot.com favorece na elaboração de listas de presenças e na previsibilidade de estrutura.

As apresentações das professoras, no debate, serão disponibilizados no blog, em breve.

COORDENAÇÃO ESTADUAL – JUNHO DE 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário