Encontro das Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único de Assistencial de São Paulo – SUAS em 18/06/2011 constitui FÓRUM ESTADUAL.

O Fórum Estadual das Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social de São Paulo vinha atuando desde 2009 de forma provisória, realizando reuniões e buscando tirar encaminhamentos com vistas à mobilização de seus profissionais, por mais orçamento para a assistência social, por melhores condições de trabalho, de jornada, de salários e da necessidade da constituição das Mesas de Negociação no sistema. Após a VII Conferência Nacional de Assistência Social, compusemos a Comissão de Articuladores responsáveis pela mobilização e realização dos Encontros Regionais do CNAS, que discutiram o perfil necessário aos profissionais de nível superior no SUAS. Para tanto realizamos um seminário estadual preparatório, em 18/08/2010, onde várias propostas foram encaminhadas ao Encontro Regional Sudeste, realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo, e ao Encontro Nacional, de 30 e 31 de março de 2011, realizado em Brasília.

Em 18 de junho de 2011, realizamos mais uma ação, com a participação de 126 trabalhadoras e trabalhadores do serviço público e das entidades sociais do SUAS das mais variadas localidades do Estado, de CRAS e CREAS e outros serviços socioassistenciais. Na ocasião, CONSTITUÍMOS O FÓRUM ESTADUAL DAS TRABALHADORAS E TRABALHADORES DO SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SÃO PAULO – FTSUAS-SP, contando com Assistentes Sociais, Psicólog@s, Sociólog@s, Advogad@s, Terapeutas Ocupacionais, Administradoras/es, Pedagog@s, Profissionais de Nível Médio, Estudantes e outr@s. Constituindo ainda uma Coordenação Provisória que ficará responsável pela apresentação de uma proposta de Carta de Princípios e de Regimento Interno para aprovação em nova plenária, no próximo Encontro Estadual em 20 de agosto de 2011.

O Encontro contou com uma importante exposição realizada pela Prof.ª ABIGAIL TORRES, que, a partir do olhar d@s usuári@s do Sistema, desenvolveu o tema “O SUAS e a participação dos Trabalhadores na construção da Política Pública de Assistência Social”, que suscitou um bom debate.
Realizamos, em grupos, uma reflexão acerca do tema “A dinâmica da participação dos trabalhadores nos municípios e no Estado”, em conjunto com os subtemas das Conferências de 2011: Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS (preta); Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais (vermelha); Fortalecimento da participação e do controle social (amarela) e A centralidade do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil (azul), cujos resultados ficarão disponíveis para consulta no Blog do FTSuas-SP: www.ftsuassp.blogspot.com/

Para o próximo Encontro Estadual, de 20 de agosto de 2011, além dos itens acima apresentados discutiremos: Princípios e objetivos; formas de organização, participação e representatividade; definição de coordenação, periodicidade de reuniões, encontros, etc.

FTSUAS-SP
Coordenação Provisória.


Nenhum comentário:

Postar um comentário