sábado, 3 de agosto de 2019

Apoio aos Sistema Conselhos de Psicologia

Informamos a todos/as que a Coordenação do Fórum ESTADUAL de Trabalhadores/as do SUAS, apoia a Chapa DIVERSA para as eleições no CRP SP e a Chapa FRENTE EM DEFESA DA PSICOLOGIA, tendo em vista a prioridade da defesa de direitos sociais. 

Eleição será por meios eletrônicos de 23 a 27 de agosto de 2019




Acompanhe no link das plataformas:

DIVERSA


UMA PROFISSÃO COMPROMETIDA COM O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E HUMANO
A ordem econômica e social que marca a atual conjuntura brasileira está pautada pelo retrocesso em relação a muitos direitos arduamente conquistados e pelo acirramento da intolerância e da violência nas práticas e relações sociais e institucionais. Vivemos um cenário de ruptura do pacto civilizatório, de barbárie social e emocional, com crianças e adolescentes desprotegida/os, sem acesso aos direitos, esvaziamento de sentidos e projetos de futuro entre jovens, genocídio da população negra, barreiras sociais e o preconceito contra pessoas com deficiências e idosas/os, preconceito e relação à orientação sexual e a identidade de gênero, LGBTfobia, machismo, violência contra as mulheres, racismo, aumento da desigualdade social, do crescimento da pobreza e do trágico cenário de quase 13 milhões de pessoas em situação de desemprego. A Psicologia precisa reconhecer sua implicação com essa realidade. É preciso analisar a conjuntura e entender seus impactos na formação da subjetividade e das formas de sofrimento decorrentes da injustiça social. Há uma emergência para que a Psicologia se posicione e atue criticamente a partir de movimentos de resistência e de luta pela igualdade e pela democracia.

DIVERSA: EM DEFESA DA PSICOLOGIA E DOS DIREITOS HUMANOS
A partir da leitura da conjuntura, reconhecemos ameaças à ciência e à profissão Psicologia por grupos que buscam capturar os saberes psi como instrumento de legitimação das desigualdades e discriminações, sustentados em discursos alicerçados na ideologia da neutralidade, atacando a liberdade, a diversidade e as identidades, reduzindo as experiências e vivências humanas a processos psicopatológicos, judicializantes, criminalizantes, moralizantes, medicalizantes e manicomializantes. Tal situação caracteriza possibilidade para o surgimento de uma frente em defesa à Psicologia. Em São Paulo construímos e apresentamos às psicólogas/os e à sociedade a chapa DIVERSA: em defesa da Psicologia e dos Direitos Humanos, composta por psicólogas/os que defendem o compromisso da Psicologia com a democracia, a igualdade e a justiça social. Esta chapa é composta, em parte, por profissionais que compõem o Movimento Pra Cuidar da Profissão, com o grupo Fortalecer a Profissão, além de setores que se somaram a essa composição pelo sentido ético-político orientador de sua trajetória na Psicologia. Somos psicólogas e psicólogos alinhados com a defesa do projeto do compromisso social como orientador das gestões das entidades da Psicologia. Assim, Diversa remete à proposta de abarcar diferenças em prol de interesses comuns na Psicologia. Diversa porque agrega vozes historicamente distintas que agora s juntam pautadas pelo cuidado e pelo fortalecimento da profissão. Defendemos o avanço da Psicologia como ciência e profissão, valorizando a sua diversidade e visibilidade nos mais variados campos, áreas de atuação e de produção de saberes. Para nós, todos os conhecimentos e fazeres acumulados pela Psicologia permitem uma contribuição mais significativa na transformação da sociedade, uma transformação que tenha como direção a garantia de condições dignas de vida para todos e todas.


FRENTE



Frente em Defesa da Psicologia Brasileira surgiu por iniciativa de psicólogas e psicólogos de diversas áreas que uniram forças para defender o legado de avanços e, criticamente, seguir construindo o futuro de nossa ciência e profissão.Temos construído a Frente a partir da afirmação de princípios e pelo convite a todas(os) que se reconhecessem nesse campo progressista, por isso, nossa primeira iniciativa foi lançar um Manifesto que, divulgado em  fevereiro deste ano, obteve mais de 7 mil assinaturas de psis, além de mais de 40 entidades da Psicologia.Agora, a Frente é CHAPA 21. Nosso chamado agrega pessoas que, em outros momentos, compuseram ou apoiaram diferentes movimentos da Psicologia, tais como Ética e Compromisso Social, Fortalecer a Profissão, Tempo de Diálogo, Cuidar da Profissão.Toda essa diversidade é articulada firmemente por um conjunto de princípios: a defesa dos Direitos Humanos, da ciência, da ética e de condições dignas para o exercício profissional.

Por sua presença institucional na sociedade, a Psicologia, tem sido protagonista na crítica e na proposição de temas que estruturam a vida concreta das pessoas (como racismo, machismo, capacitismo, LGBTIfobia, além das questões de gênero, etnia, saúde/doença, infâncias, juventudes, envelhecimento, entre outras). Tem também enfrentado retrocessos, ao negar-se a chancelar como ciência o que de fato são preconceitos, estigmas e discriminações. Tal atuação tem sido liderada pelo Sistema que compõe o Conselho Federal de Psicologia e os Conselhos Regionais, em conjunto com entidades sindicais e um grande número de entidades científicas e profissionais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário