terça-feira, 2 de outubro de 2018

FNT - SUAS / VI SEMINÁRIO DO FÓRUM NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL


Trabalhadoras/es é tempo de resistência e “Mostra SUAS Resiste” 
14 e 15/09/2018 realizado na Faculdade Mauricio de Nassau em Belém do Pará.


O Seminário proporcionou as/os trabalhadoras/es, usuárias/os do SUAS espaço de Formação, debate, troca de experiências e qualificação da discussão da política de Assistência Social no País. Marcaram presença usuárias/os do SUAS local dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e do Fórum Estadual de Usuárias/os do Pará, fazendo vibrar nos corações dos participantes do evento a certeza de que o SUAS é uma utopia possível.
A Mostra Cultural “SUAS RESISTE” colocou no foco do debate o enfrentamento ao desmonte do SUAS por meio de relato de experiências e ações de resistência e avanços que derrubam as barreiras, impostas por governos elitistas, fazendo emergir em meio ao caos político possibilidades concretas de luta e resistência, em municípios de todos os portes, de “CRIAR” e dá visibilidade ao SUAS e a sua essencialidade, contra a visão, que preconiza o “estado micro”. Os trabalhos da Mostra cumpriram seu papel, irradiando animo, frente a obstáculos concretos enfrentados com criatividade e ousadia. A dinâmica das mesas e da mostra favoreceu um nível de troca poucas vezes alcançado, dando voz e vez aos que estão na ponta do atendimento, sofrendo na pele as agruras do neoliberalismo radical em curso VI Plenária FNTSUAS 16/09/2018 teve como um de seus objetivos a atualização do plano de lutas do FNTSUAS levando em conta a conjuntura política e econômica do país, em suas diversas manifestações.


O Fetsuas-sp foi representado no evento por seis pessoas (Allan Carvalho, Fernanda Magano, Flávia Reis, Everaldo Becker, João Buonovita e Joaquim Ribeiro), incluindo coordenação, trabalhadoras/es e entidades, uma grande presença, que fez a diferença. São Paulo apresentou dois trabalhos na Mostra “SUAS RESISTE”: “Uma experiência de resistência na cidade de São Paulo”, apresentado pelo coletivo de servidores em defesa do SUAS da região metropolitana com apoio do Sindsep, e “Um povo, vozes e luta por seguranças socioassistenciais” apresentado pelo município de Votuporanga que compõe o Fórum Regional dos Trabalhadores do SUAS – Região de Fernandópolis.
O Fetsuas-sp agradece as entidades que contribuíram para essa significativa representação das/dos trabalhadoras/es no VI Seminário FNTSUAS (CRP, CRESS, SinPsi, Fortsuas da região de Fernandópolis e Sindsep), reiterando o compromisso e a necessidade de continuar ocupando e contribuindo no fortalecimento e construção do FNTSUAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário