https://m.facebook.com/1301984226623331/photos/a.1302140019941085/1668029550018795/?type=3&source=48
CAMPANHA DE DENÚNCIAS: PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA ASSISTÊNCIA SOCIAL
Ameaças, perseguições, assédios, controle de ida ao banheiro, condições de trabalho insalubres , falta de Epis para se proteger da pandemia, equipamentos de trabalho sem funcionar, atrasos de salário, desrespeito a carga horária de trabalho, horas extras não pagas e escalas de revezamentos descontadas das férias.
Esse é o tratamento das OSC's (Organizações da Sociedade Civil) aos trabalhadores terceirizados da Assistência Social. A pandemia deixa claro qual o resultado da terceirização dos serviços públicos: precarização do trabalho para os trabalhadores e piora dos serviços para a população atendida.
A situação é inadmissível. Recebemos denúncias de locais de trabalho funcionando com água contaminada por falta de saneamento básico adequado, expondo os atendidos e os trabalhadores a inúmeras doenças. Trabalhadores relataram diversas “gambiarras” feitas pela gestão, que vai desde máscaras de TNT ao malabarismo para fazer computadores e impressoras funcionarem. Ou seja, nenhuma responsabilidade com o recurso público, preocupação ZERO com a qualidade do serviço ofertado e com a própria vida dos usuários e trabalhadores nesse momento tão crítico.
Aliados, OSC's e SMADS seguem num único objetivo: manter suas parcerias e dinheiro no bolso. Existem Osc’s que já estão reabrindo oficinas suspensas devido à pandemia para ficarem bonitas na mídia junto da prefeitura, afinal, o "atendimento" está sendo ofertado. O que não aparece é o pano de fundo: querem reabrir os serviços passando uma impressão de que o pior já passou, sustentando assim a não necessidade de investimento em proteção aos trabalhadores e a população atendida. Além de usarem o fantasma do desemprego para pressionar trabalhadores a sustentarem a ideia da reabertura dos serviços sem quaisquer condições de segurança trabalhista e de saúde.
A direção do SITRAEMFA que deveria atuar na defesa dos trabalhadores e cumprir o papel do sindicato, faz coro com SMADS e permite essa situação, além de querer abafar a luta dos trabalhadores que se colocam em movimento. Fica claro que a direção do SITRAEMFA protege as OSCs e não os trabalhadores.
A irresponsabilidade das OSC’s em conjunto com a prefeitura tem custado caro, recentemente perdemos mais uma trabalhadora da Assistência Social, a companheira Amanda Marfree do CRD. Soma-se a isso o atraso de salários e não pagamento de horas extras, a tentativa de acabar com o revezamento e diminuir nossas férias. PRECISAMOS DAR UM BASTA!
Num cenário em que no Brasil mais de 50 mil pessoas morreram e mais de um milhão estão contaminadas pelo novo coronavírus, soma-se o descaso irresponsável e a ampla desproteção de trabalhadores e usuários das políticas públicas. Tudo isso em razão de ações do (des)governo genocida Bolsonaro que foram ampliadas por Dória e Covas em São Paulo. Este cenário e as péssimas condições de trabalho aqui denunciadas, evidenciam para nós, trabalhadores e trabalhadoras, que precisamos nos apoiar e construir uma maior unidade possível entre o conjunto de trabalhadores para juntos lutarmos em defesa de dignas condições de vida e de trabalho.
Esse texto foi baseado em denúncias que o CTP recebeu, as quais foram também encaminhadas ao Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (SINDESEP) e junto aos trabalhadores vamos nos organizar para mudar essa realidade.
Procure o Coletivo de Trabalhadores Terceirizados das Políticas Públicas - CTP. Vamos nos organizar e lutar contra tudo que estamos passando. Nos ajude a ampliar a campanha de denúncias que evidencia as contradições da terceirização, reivindica melhorias no nosso exercício profissional e maior qualidade no atendimento à população.
Denuncie garantimos o anonimato!
Formulário de denúncias Virtual
Manual de denúncias PDF
#JUNTESEALUTA
Veja mais nas mídias sociais do CTP:
📷 Instagram: https://www.instagram.com/ctp_sp/
📱 Facebook: https://www.facebook.com/CTP-Coletivo-dos-Trabalhadores-Terceirizados-das-Pol%C3%ADticas-Públicas-1301984226623331/
____
CTP - Coletivo dos Trabalhadores Terceirizados das Políticas Públicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário