Desde 1982, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado no dia 21 de setembro em nosso país. A data, oficializada em 2005 por meio da Lei Federal n° 11.133, foi escolhida pela proximidade com a primavera. Uma representação da renovação das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.
É um momento que convida à reflexão e à busca de caminhos e formas de divulgação das lutas por uma política de acessibilidade que possibilite a participação de todos e todas.
Nos últimos anos, o Conjunto CFESS/CRESS vem estimulando debates e fortalecendo a articulação com os movimentos e suas entidades representativas. Buscando, dessa forma, a efetivação de uma política de acessibilidade que dê visibilidade ao contexto social como agente responsável pela inclusão dessas pessoas.
Um código de ética da profissão em braile, o uso da #pracegover nas descrições de imagens em postagens nas redes sociais (tanto o CFESS como grande parte dos CRESS, como o Rio de Janeiro) e sites mais preocupados com as diferenças formas de acessibilidade são pequenos passos que o Conjunto vem dando.
Nesse sentido, é fundamental que as assistentes sociais entendam a importância da aproximação e intervenção nesta temática. É uma forma de ampliar o olhar sobre a pessoa com deficiência e contribuir para o reconhecimento dos benefícios e garantias constitucionais que fortaleçam o acesso e a inclusão.
Acessibilidade Já!
Nenhum comentário:
Postar um comentário