Apresentação
As diretrizes de atuação do Sistema Conselhos de Psicologia são definidas a cada três anos, no Congresso Nacional da Psicologia (CNP), instância máxima e deliberativa sobre as questões prioritárias para as próximas gestões dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) e do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
O CNP ocorre por meio de um amplo processo democrático, com a participação das psicólogas no delineamento de diretrizes para a profissão. É construído por meio de etapas realizadas no âmbito dos Conselhos Regionais, a partir dos Ações de Mobilização - Eventos Preparatórios e Eventos Livres (1ª etapa), Pré-congressos (pré-COREPSIs; 2ª etapa) e Congresso Regional de Psicologia (COREPSI; 3ª etapa), culminando no Congresso Nacional da Psicologia (CNP).
Estamos em um momento de preparação para o 12º CNP, que ocorrerá em março de 2025, dentro da temática "A Pluriversalidade do nosso fazer. Por uma Psicologia pluriversa e inclusiva!" e dos eixos temáticos:
I. Sistema Conselhos de Psicologia: A organização democrática e a participação da categoria na consolidação de um sistema pluriverso e representativo;
II. Interlocução com a sociedade: Articulações das Psicologias brasileiras para a efetivação do Estado Democrático de Direito na perspectiva da interseccionalidade, considerando as vulnerabilidades a partir dos diferentes marcadores sociais, tais como: questões étnico-raciais, socioeconômicas, culturais, geracionais, sexualidade e gênero e das pessoas com deficiência;
III. Exercício Profissional: O trabalho das Psicologias na consolidação da democracia com responsabilidade ética, técnica e política, a partir de uma perspectiva pluriversa.
Acompanhem ....
Nenhum comentário:
Postar um comentário