Evento ocorre nos dias 4 e 5 de abril em Recife (PE). Inscrições em breve!
Como uma das deliberações do 50° Encontro Nacional do Conjunto, o CFESS e o CRESS-PE realizarão, nos dias 4 e 5 de abril de 2025, a primeira edição do ‘Seminário Nacional Serviço Social e a Luta Anticapacitista’, que ocorrerá no Centro de Eventos Recife da Faculdade Pernambucana de Saúde. O evento terá a emissão de certificado para participantes presenciais, com inscrições gratuitas e limitadas, que serão abertas em breve. Também haverá transmissão-online, sem necessidade de inscrição.
O tema vai ao encontro de uma série de debates e ações que as entidades representativas da profissão vêm promovendo nos últimos anos junto a assistentes sociais, não só para falar sobre o trabalho e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência, mas também para enfrentar o preconceito contra essa população (chamado de capacitismo) e para contribuir com a acessibilidade para todas essas pessoas, em especial assistentes sociais com deficiência.
A realização do seminário é uma forma de ampliar os diálogos com a categoria, mas também com movimentos sociais e sociedade civil a respeito do tema. Este é um debate intrínseco aos princípios do projeto ético-político profissional do Serviço Social.
A luta anticapacitista é histórica no Serviço Social
Recentemente, uma das estratégias adotadas pelo Conjunto CFESS-CRESS foi a construção de comitês para debater com assistentes sociais com deficiência e construir ações na luta contra o preconceito e pela ampliação da inserção e dos direitos das pessoas com deficiência.
O CFESS tem a Resolução n° 992/2022, que “estabelece normas vedando atos e condutas discriminatórias e/ou preconceituosas contra pessoas com deficiência no exercício profissional da(o) assistente social, regulamentando os princípios II, VI e XI inscritos no Código de Ética Profissional”. Além disso, também está disponível o livro “Anticapacitismo e exercício profissional: perfil de assistentes sociais com deficiência”, que traz o resultado da pesquisa realizada, em 2022, com assistentes sociais com deficiência e levanta reflexões no campo das condições éticas e técnicas de trabalho.
Há ainda o Glossário em Libras do Serviço Social, lançado em 2024, com os principais termos e palavras da profissão traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais. Em breve, o CFESS também lançará algumas Resoluções traduzidas para Libras.
Acesse:
Anticapacitismo e exercício profissional: perfil de assistentes sociais com deficiência
Glossário em Libras do Serviço Social
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Que nossas vozes ecoem vida-liberdade - 2023/2026
Nenhum comentário:
Postar um comentário